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Decisão foi publicada em 11 de setembro de 2025 no Diário Oficial da União e entra em vigor à 0h do dia 3 de outubro
Foi definido, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os termos do reajuste anual de tarifa de pedágio no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080). A decisão e os detalhes foram publicados em 11 de setembro de 2025 (SUROD Nº 972) no Diário Oficial da União e entram em vigor à 0h de 3 de outubro.
As tarifas são reajustadas com base no índice da inflação do período (IPCA). É importante ressaltar que a cobrança praticada em cada praça de pedágio varia de acordo com a sua área de abrangência, definida no contrato de concessão.
Administradas pela Ecovias Araguaia, as BRs 153, 414 e 080 recebem, desde o início da concessão, uma série de investimentos em melhoria e ampliação, entre eles a duplicação de trechos em Goiás e Tocantins.
Em julho, as obras de duplicação da BR-153 em Goiás foram iniciadas, em mais uma etapa dos trabalhos de ampliação previstos no contrato de concessão e executados pela concessionária. No Tocantins, novos trechos também estão previstos para este ano; no estado, as primeiras duplicações foram entregues em 2024 em Gurupi e Aliança.
Nesta etapa, o cronograma prevê quase 53,44 quilômetros de duplicações em Goiás, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km).
Também estão previstas obras de duplicação em Talismã, Alvorada e Figueirópolis, no Tocantins, totalizando 7 km nessa etapa. No estado, já foram entregues em Gurupi 11,25 km de duplicação, com três retornos, dois viadutos, uma passarela para pedestres e 5,6 km de marginais em cada sentido. Já em Aliança, já foram entregues 1,6 km de duplicação, dois viadutos e 1,6 km de vias marginais em cada um dos dois sentidos.
As obras de ampliação e duplicação da BR-153, em Goiás e no Tocantins, previstas para essa etapa, têm investimento de mais de R$ 500 milhões. Essas obras contemplam, além dos 60,48 km de duplicação, quase 30 km de vias marginais, 14 retornos, 8 dispositivos, 3 passarelas e 2 acessos.
Cronograma de duplicação
Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o 10.º ano. Serão investidos R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.
Ao todo, em Goiás, até o fim do contrato, serão 448,54 km de rodovias duplicadas no estado e, no Tocantins, mais de 173 km de duplicações.
Confira abaixo os valores praticados a partir de 3 de outubro:
Categoria de Veículo | Tipo de Veículo | Número de Eixos |
| Rodagem | Multiplicador da Tarifa | Valores a serem Praticados (R$) | ||||||||
| P1 | P2 | P3 | P4 | P5 | P6 | P7 | P8 | P9 | |||||
1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 |
| Simples | 1,0 | 9,50 | 12,40 | 12,00 | 11,50 | 14,30 | 14,30 | 15,60 | 14,30 | 14,30 |
2 | Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 |
| Dupla | 2,0 | 19,00 | 24,80 | 24,00 | 23,00 | 28,60 | 28,60 | 31,20 | 28,60 | 28,60 |
3 | Automóvel e caminhonete com semi-reboque | 3 |
| Simples | 1,5 | 14,25 | 18,60 | 18,00 | 17,25 | 21,45 | 21,45 | 23,40 | 21,45 | 21,45 |
4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus | 3 |
| Dupla | 3,0 | 28,50 | 37,20 | 36,00 | 34,50 | 42,90 | 42,90 | 46,80 | 42,90 | 42,90 |
5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 |
| Simples | 2,0 | 19,00 | 24,80 | 24,00 | 23,00 | 28,60 | 28,60 | 31,20 | 28,60 | 28,60 |
6 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 4 |
| Dupla | 4,0 | 38,00 | 49,60 | 48,00 | 46,00 | 57,20 | 57,20 | 62,40 | 57,20 | 57,20 |
7 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 5 |
| Dupla | 5,0 | 47,50 | 62,00 | 60,00 | 57,50 | 71,50 | 71,50 | 78,00 | 71,50 | 71,50 |
8 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 6 |
| Dupla | 6,0 | 57,00 | 74,40 | 72,00 | 69,00 | 85,80 | 85,80 | 93,60 | 85,80 | 85,80 |
9 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 7 |
| Dupla | 7,0 | 66,50 | 86,80 | 84,00 | 80,50 | 100,10 | 100,10 | 109,20 | 100,10 | 100,10 |
10 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 8 |
| Dupla | 8,0 | 76,00 | 99,20 | 96,00 | 92,00 | 114,40 | 114,40 | 124,80 | 114,40 | 114,40 |
11 | Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas motorizadas | 2 |
| Simples | 0,5 | 4,75 | 6,20 | 6,00 | 5,75 | 7,15 | 7,15 | 7,80 | 7,15 | 7,15 |
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Créditos: Ecovias Araguaia
Sobre a Ecovias Araguaia
Responsável pela administração e operação de uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país – as BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO –, a Ecovias do Araguaia integra o Grupo EcoRodovias, sob fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O trecho concedido atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás, com a seguinte distribuição:
- Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis, com 624,1 quilômetros;
- Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu e Assunção de Goiás (BR-414), com 87 quilômetros;
- Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás e Anápolis, com 139,6 quilômetros.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência. A EcoRodovias está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa.
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