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Tarifa de pedágio tem novos valores definidos pela ANTT no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080)

Publicado em

Decisão foi publicada em 11 de setembro de 2025 no Diário Oficial da União e entra em vigor à 0h do dia 3 de outubro

 

Foi definido, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os termos do reajuste anual de tarifa de pedágio no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080). A decisão e os detalhes foram publicados em 11 de setembro de 2025 (SUROD Nº 972) no Diário Oficial da União e entram em vigor à 0h de 3 de outubro.

 

As tarifas são reajustadas com base no índice da inflação do período (IPCA). É importante ressaltar que a cobrança praticada em cada praça de pedágio varia de acordo com a sua área de abrangência, definida no contrato de concessão.

 

Administradas pela Ecovias Araguaia, as BRs 153, 414 e 080 recebem, desde o início da concessão, uma série de investimentos em melhoria e ampliação, entre eles a duplicação de trechos em Goiás e Tocantins.

 

Em julho, as obras de duplicação da BR-153 em Goiás foram iniciadas, em mais uma etapa dos trabalhos de ampliação previstos no contrato de concessão e executados pela concessionária. No Tocantins, novos trechos também estão previstos para este ano; no estado, as primeiras duplicações foram entregues em 2024 em Gurupi e Aliança.

 

Nesta etapa, o cronograma prevê quase 53,44 quilômetros de duplicações em Goiás, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km).

 

Também estão previstas obras de duplicação em Talismã, Alvorada e Figueirópolis, no Tocantins, totalizando 7 km nessa etapa. No estado, já foram entregues em Gurupi 11,25 km de duplicação, com três retornos, dois viadutos, uma passarela para pedestres e 5,6 km de marginais em cada sentido. Já em Aliança, já foram entregues 1,6 km de duplicação, dois viadutos e 1,6 km de vias marginais em cada um dos dois sentidos.

 

As obras de ampliação e duplicação da BR-153, em Goiás e no Tocantins, previstas para essa etapa, têm investimento de mais de R$ 500 milhões. Essas obras contemplam, além dos 60,48 km de duplicação, quase 30 km de vias marginais, 14 retornos, 8 dispositivos, 3 passarelas e 2 acessos.

 

Cronograma de duplicação

Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o 10.º ano. Serão investidos R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.

 

Ao todo, em Goiás, até o fim do contrato, serão 448,54 km de rodovias duplicadas no estado e, no Tocantins, mais de 173 km de duplicações.

 

Confira abaixo os valores praticados a partir de 3 de outubro:

 

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

 

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

 

P1

P2

P3

P4

P5

P6

P7

P8

P9

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

 

Simples

1,0

9,50

12,40

12,00

11,50

14,30

14,30

15,60

14,30

14,30

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão

2

 

Dupla

2,0

19,00

24,80

24,00

23,00

28,60

28,60

31,20

28,60

28,60

3

Automóvel e caminhonete com semi-reboque

3

 

Simples

1,5

14,25

18,60

18,00

17,25

21,45

21,45

23,40

21,45

21,45

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus

3

 

Dupla

3,0

28,50

37,20

36,00

34,50

42,90

42,90

46,80

42,90

42,90

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

 

Simples

2,0

19,00

24,80

24,00

23,00

28,60

28,60

31,20

28,60

28,60

6

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

4

 

Dupla

4,0

38,00

49,60

48,00

46,00

57,20

57,20

62,40

57,20

57,20

7

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

5

 

Dupla

5,0

47,50

62,00

60,00

57,50

71,50

71,50

78,00

71,50

71,50

8

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

6

 

Dupla

6,0

57,00

74,40

72,00

69,00

85,80

85,80

93,60

85,80

85,80

9

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

7

 

Dupla

7,0

66,50

86,80

84,00

80,50

100,10

100,10

109,20

100,10

100,10

10

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

8

 

Dupla

8,0

76,00

99,20

96,00

92,00

114,40

114,40

124,80

114,40

114,40

11

Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas motorizadas

2

 

Simples

0,5

4,75

6,20

6,00

5,75

7,15

7,15

7,80

7,15

7,15

 

 

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Créditos: Ecovias Araguaia

 

Sobre a Ecovias Araguaia

Responsável pela administração e operação de uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país – as BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO –, a Ecovias do Araguaia integra o Grupo EcoRodovias, sob fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  

O trecho concedido atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás, com a seguinte distribuição:  

- Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis, com 624,1 quilômetros; 

- Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu e Assunção de Goiás (BR-414), com 87 quilômetros; 

- Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás e Anápolis, com 139,6 quilômetros. 

 

Sobre a EcoRodovias  

A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país.  Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência.  A EcoRodovias está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa.  

 

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